Os arquivos de Dresden

January 28, 2017 in romance

Já faz algum tempo que venho lendo uma série de romances chamada The Dresden Files, do autor norte americano Jim Butcher. Resolvi escrever um pouco sobre eles, compartilhando minhas impressões.

Comecei a ler estes livros por dois motivos. Primeiro, há algum tempo eu estava interessado no RPG The Dresden Files Roleplaying Game e sentia que precisava conhecer melhor o cenário. Segundo, como um fã de fantasia comtemporânea, estou sempre querendo conhecer novos autores e, claro, ter algo do gênero em mãos para ler. Continuo lendo – os três primeiros volumes até agora – por causa do segundo motivo.

Para informação, o primeiro livro da sério, Frente de Tempestade, foi lançado no Brasil pela Editora Underworld.

Uma breve resenha

HARRY DRESDEN – BRUXO Encontram-se objetos perdidos. Investigações paranormais. Consultas. Aconselhamento. Preços razoáveis. Nada de poções do amor, sacos sem fundo, festas e espetáculos em geral.

Harry Dresden é um bruxo (wizard no original em inglês). Não apenas isso, mas o único bruxo trabalhando como investigador particular e consultor da polícia em Chicago - IL.

Os Romances pertencem ao gênero mistério / policial, fantasia é apenas o cenário onde se passam. Sendo assim, a maioria das histórias começam com o protagonista se deparando com algum caso, seja por um cliente particular ou por contatos da polícia, e então segue com a investigação do caso até se deparar com o criminoso (geralmente alguma criatura sobrenatural), enfrentando uma série de perigos e inimigos no caminho. – Aliás, parece que o maior talento de Harry Dresden é, na verdade, fazer inimigos.

A leitura é extremamente fácil, o que é um ponto positivo. Jim Butcher é o tipo de autor que gosta de descrever detalhes das cenas, mas nunca se torna muito tedioso nestes, focando na ação a maior parte do tempo. Os personagens não são tão bem construídos a ponto de você se apaixonar e se preocupar com eles, a maioria apenas preenche estereótipos bastante clichés.

O ponto forte, na minha opinião, são as cenas de ação e como ele descreve as magias e o sobrenatural. Se você gosta de histórias onde magos e bruxos se gladiam soltando bolas de fogo e ondas de força cinética enquanto repelem tiros, vale dar uma change para The Dresden Files.